O que quer dizer CEO, CIO, COO, CFO, etc., etc…?

2 de março de 2011 – 22:26

CEO, CIO, COO, CFO, etc.Boa Noite! O objetivo deste post é esclarecer o significado destas siglas. Muitas pessoas possuem dúvidas com relação ao significado das nomenclaturas CEO, CIO, COO, CFO, dentre outras. Além disto, existe a dificuldade em entender a estrutura organizacional das empresas baseadas em modelos estrangeiros. Você com certeza já leu e/ou ouviu por ai esses termos, mas qual seria o significado dessas siglas? Com esse post você vai entender e não mais se confundir ao ler artigos e notícias relacionadas à TI e outras áreas administrativas.

CEO (Chief Executive Officer): Diretor Geral da Empresa, o cargo mais alto, normalmente o presidente da corporação, reporta-se ao presidente do conselho e aos membros do conselho. O CEO é o cara que chefia a empresa inteira – equivalente ao presidente nas empresas brasileiras. No Brasil, o presidente manda e desmanda. No modelo estrangeiro, o presidente é submetido ao Conselho, ou seja, o Chefe do Conselho manda no CEO. É capaz de demiti-lo, caso ele não ande na linha.

CSO (Chief Strategy Officer): O Diretor de Estratégia, um cargo recém-chegado, é responsável pela estratégia de fusões, compras de outras empresas e unidades. Pode ser responsável também pela segurança dos sistemas de comunicações e negócios da companhia.

COO (Chief Operating Officer): O Diretor de Operações é geralmente o “braço direito” do CEO. Também chamado de “VP de Operações” no Brasil, ele cuida das finanças, RH, administrativo e etc. Ele é responsável por Tudo que é relativo à operação de rotina da empresa, ou seja, todas as áreas que formam as engrenagens do negócio. Ele pode ser visto como um diretor-geral. Seu nome é executivo-chefe de operações, mas você pode chamá-lo de braço direito do CEO. Enquanto o chefe pensa a estratégia, o COO cuida mais de perto da rotina do negócio.

CCO (Chief Compliance Officer): O Diretor Chefe de Conformidade, ainda outro recém-chegado cargo, é responsável por assegurar que a companhia e seus empregados estão em conformidade com as regras do governo e políticas internas.

CFO (Chief Financial Officer): O Diretor Chefe Financeiro é as vezes também o tesoureiro e, em muitas companhias, é visto como a segunda pessoa mais importante na companhia. É o indivíduo responsável pelo controller financeiro (separado do COO). Normalmente o CEO manda no COO, que do lado dele tem o CFO, CIO e etc.

CHRO (Chief Human Resources Officer): Diretor de recursos humanos.

CIO (Chief Information/Imagination Officer): Responsável pelo planejamento tecnológico e promotor da criatividade pessoal. O Diretor Chefe de Informações é o cargo recém-chegado entre os maiores executivos em uma companhia, é responsável pelos sistemas de informações de uma empresa, e, especialmente com a internet, muitas vezes se encarrega da infraestrutura de e-business da companhia.

CTO (Chief Technology Officer): Responsável pela criação da infraestrutura tecnológica. O Diretor Chefe de Tecnologia é outro cargo relativamente recém-chegado ao corpo executivos de uma empresa. É provavelmente visto como a segunda ou terceira mais importante pessoa em qualquer empresa tecnológica. O CTO é responsável pela pesquisa e desenvolvimento e eventualmente fica a cargo de planos para novos produtos. Em linhas gerais, o CIO cuida da estratégia por trás da tecnologia – como ele pode mudar a forma como a empresa faz negócios, enquanto o CTO comanda a arquitetura e a infra-estrutura dos sistemas. Há empresas com os dois profissionais.

CKO (Chief Knowledge Officer): É o responsável pelo gerenciamento de conhecimento da companhia. Chamado de Chief Learning Officer (CLO), é quem administra o capital intelectual da empresa, reúne e gerencia todo o conhecimento da organização. Entende tanto de tecnologia e processos quanto de pessoas. É um sujeito-chave, por exemplo, nas consultorias.

CRO (Chief Risk Officer): Gerencia os riscos financeiros, as estratégias de negócio, a concorrência e a legislação. O cargo surgiu quando empresas de todas as áreas, e não somente bancos passaram a se preocupar com a administração de riscos. Além de questões financeiras, o CRO avalia itens como estratégia do negócio, concorrência, legislação e problemas ambientais.

CMO (Chief Marketing Officer): Diretor de marketing.

Espero que tenha ajudado.
Até a próxima! ;)

Tags: , , , , , ,

Postar um comentário

* - Itens obrigatórios.